Ações de saúde mental infantojuvenil no autismo

considerações à pandemia de COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, . COVID-19, Saúde mental

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se por ser uma síndrome comportamental complexa, que compromete o neurodesenvolvimento, afetando a interação social, comunicativa e afetiva. Em 2019, com a disseminação do novo coronavírus e a elaboração das novas normas sanitárias de isolamento social e obrigatoriedade de máscaras, surgiu também o interesse em pesquisar de que forma a nova pandemia poderia influenciar no diagnóstico e no tratamento do TEA no público infantojuvenil. Esse trabalho teve como objetivo analisar a literatura recente sobre as estratégias de cuidado em saúde mental de crianças e 
adolescentes autistas durante o período de pandemia por COVID-19. Tratou-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada em artigos publicados em revistas e periódicos eletrônicos. Foram realizadas buscas nas bases de dados BVS, SCIELO e Google acadêmico, pesquisando os seguintes descritores: “Transtorno do espectro autista”. “COVID-19” e “Saúde mental”. Foram identificadas nove 
publicações, direcionadas desde seus objetivos a oferecer ações para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes com TEA. Os artigos apresentaram as seguintes estratégias mais frequentes: Planejar cuidados frente às implicações da pandemia; inserir a família enquanto elo da atenção psicossocial; reestruturar a rotina; e identificar redes de apoio e suporte. Constatou-se a dificuldade em promover desenvolvimento psicossocial nas áreas intrapessoal e familiar e proporcionar qualidade de vida a esse público diante de situações desafiadoras como a pandemia.

Downloads

Publicado

2023-10-29

Como Citar

ALMEIDA, Eline Santos Moraes de; MOUZINHO, Leandro Saldanha Nunes. Ações de saúde mental infantojuvenil no autismo: considerações à pandemia de COVID-19. Revista Saúde, Ambiente, Sustentabilidade & Tecnologia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 33–48, 2023. Disponível em: http://sastec.cest.edu.br/index.php/revista/article/view/60.. Acesso em: 21 jul. 2024.