Atribuições e desafios do enfermeiro na estratégia saúde da família

revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde da Família, Papel do Profissional de Enfermagem

Resumo

No cotidiano do trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF), o enfermeiro detém funções muito significativas, porém cercadas de complexidades geradas a partir das multiplicidades de tarefas demandadas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as particularidades e as fragilidades do enfermeiro da ESF frente à equipe multidisciplinar. E seus objetivos específicos foram: realizar levantamento de literaturas recentes sobre a função do enfermeiro na ESF; listar suas atribuições dentro da Estratégia; e apontar seus desafios e complexidades no contexto do trabalho em ESF. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada através 
de publicações científicas em revistas científicas eletrônicas entre os anos 2012 e 2022, disponíveis nas bibliotecas virtuais: Lilacs, Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Para a busca, foram utilizados os descritores: “Enfermagem”; “Saúde da Família” e “Papel do Profissional de Enfermagem”, escolhidos a partir da plataforma de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Para a amostra final,  selecionou-se 13 artigos, que foram lidos na íntegra, fichados e organizados em quadros. Como resultados encontrados, observa-se a insuficiência de literaturas sobre a temática em questão, o que dificulta o conhecimento aprofundado sobre o tema. Nota-se que a sobrecarga de trabalho do enfermeiro é o principal obstáculo no desenvolvimento de suas competências. Entende-se que a figura do enfermeiro, ante as demandas na ESF, tem função estratégica e carece de uma atenção específica em suas ações dentro deste programa.

Downloads

Publicado

2023-10-29

Como Citar

SANTOS, Edna Maria Caldas dos; MOUZINHO, Leandro Saldanha Nunes. Atribuições e desafios do enfermeiro na estratégia saúde da família: revisão integrativa. Revista Saúde, Ambiente, Sustentabilidade & Tecnologia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 135–154, 2023. Disponível em: http://sastec.cest.edu.br/index.php/revista/article/view/66.. Acesso em: 21 jul. 2024.