A relevância do endomarketing na perspectiva da competitividade organizacional

estudo de caso na Mardisa Mercedes-Benz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/09x4c381

Palavras-chave:

Endomarketing, Competitividade Organizacional, Meios Tecnológicos

Resumo

Introdução: A temática abordada tem relevância acadêmica, pois é um sustentáculo que propicia a competitividade no ambiente laboral, tendo em vista, como um diferencial pautado em ações que retenha o prestígio do colaborador junto à organização. Incidindo diretamente em seus processos desenvolvidos pela organização, com transparência das informações, para evitar as ocorrências de ruídos quanto a sua execução, em detrimento de ônus sucessivos. Quanto ao objetivo principal é analisar o endomarketing na perspectiva da competitividade organizacional, lincado ao questionamento de como o endomarketing é visualizado no ambiente laboral. A metodologia aplicada para esta pesquisa, foi de caráter exploratório e descritivo, qualitativo, técnico e um estudo de caso para embasar ainda mais os conceitos estudados. Quanto aos resultados, foram identificados que o endomarketing é presente na empresa, utilizando-se de meios tecnológicos para proporcionar celeridade nos processos. A contribuição científica deste estudo mostrou uma forte influência das mídias sociais no âmbito da organização ensejando agilidade, velocidade nas ações do endomarketing mediante a cultura implementada e daquelas que já existem, sempre passando por melhorias podendo ser explorado com outras pesquisas do segmento. Através do que foi exposto, conclui-se, que o endomarketing exerce forte fluxo no âmbito laboral da organização onde os colaboradores galgam a maior parte do seu tempo labutando com responsabilidades referente aos processos executados internamente.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

RODRIGUES , Andhré Yallen Ramos; COSTA JÚNIOR , Vandir Ribeiro da. A relevância do endomarketing na perspectiva da competitividade organizacional: estudo de caso na Mardisa Mercedes-Benz. SAS & Tec CEST (Saúde, Ambiente, Sustentabilidade e Tecnologia) , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 90–103, 2024. DOI: 10.5281/09x4c381. Disponível em: https://sastec.cest.edu.br/index.php/revista/article/view/104.. Acesso em: 21 dez. 2024.