Satisfação e insatisfação no trabalho
estudo de caso com trabalhadores brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10042373Palavras-chave:
Satisfação e Insatisfação no trabalho, Liderança, Clima organizacional, Cultura Organizacional, Técnica do Incidente Crítico, Técnica de Análise do Conteúdo, Gestão de PessoasResumo
Este artigo tem por objetivo identificar quais fatores são determinantes para a satisfação e insatisfação do trabalhador no ambiente de trabalho. O estudo é qualitativo e exploratório e adota a Técnica do Incidente Crítico (TIC) e a Análise do Conteúdo. Para análise dos dados de duas amostras com 91 respostas válidas, cada, foi utilizado o software Atlas.ti 23 cujas respostas foram organizadas, categorizadas e relacionadas às temáticas liderança, clima organizacional e cultura organizacional, emergidas por meio da análise de conteúdo. O método de amostragem utilizado foi o não probabilístico por acessibilidade. Foram analisados os incidentes críticos experimentados e relatados pelos trabalhadores, cujos achados sugerem que os aspectos determinantes para a satisfação são o bom exemplo da liderança, ambiente de trabalho saudável, benefícios e respeito aos direitos trabalhistas. Já os aspectos determinantes da insatisfação são assédio, salário, falta de reconhecimento e desvalorização.
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