O impacto da inovação tecnológica

estudo de caso na Instituição de Ensino Faculdade Santa Terezinha

Autores

Palavras-chave:

GED, Inovação, Documentação Eletrônica, Sustentabilidade, Controle de documentos

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de gestão e inovação tecnológica que enfoca a implementação e impacto do Gerenciamento Eletrônico de Documentos na Faculdade Santa Terezinha. Este trabalho destaca a relevância da inovação estratégica para instituições de ensino e demonstra como a utilização do GED promoveu eficiência, redução de custos, melhoria da qualidade e agilidade nos processos documentais do CEST. O estudo também ressalta o papel do GED na centralização e mapeamento de processos, facilitação da gestão e integração setorial. Além disso, discute desafios encontrados e soluções propostas durante 
a implementação desse sistema inovador. Com análise de mais de 2.900.000 acessos à plataforma durante o período de investigação, evidencia-se a eficácia e utilidade desta abordagem para controle e gestão de documentos. Conclui-se que a implementação de novas abordagens, como o uso estratégico da tecnologia, pode trazer benefícios substanciais às instituições de ensino. Isso se dá por meio da melhoria dos processos internos e do aumento na eficiência do serviço prestado a todas as partes envolvidas. Além disso, essa inovação também resulta numa redução significativa nos custos de impressão em aproximadamente 60%, contribuindo para uma diminuição no impacto ambiental decorrente dessa atividade. 

Downloads

Publicado

2023-10-29

Como Citar

COSTA, Juliany Pereira; REIS, Thiago Nelson Faria dos. O impacto da inovação tecnológica: estudo de caso na Instituição de Ensino Faculdade Santa Terezinha. Revista Saúde, Ambiente, Sustentabilidade & Tecnologia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 49–65, 2023. Disponível em: http://sastec.cest.edu.br/index.php/revista/article/view/61.. Acesso em: 21 jul. 2024.