Hábitos alimentares associados à prevalência de cárie dentária em escolares de Município Maranhense

Autores

Palavras-chave:

Alimentos Cariogênicos, Hábitos Alimentares, Cárie, Higiene Bucal

Resumo

Introdução: A cárie dentária está ligada a hábitos alimentares incorretos, pois a quantidade e a frequência da ingestão de sacarose são importantes à etiologia desta doença. Objetivo: Associar o consumo de alimentos cariogênicos e a cárie dentária entre alunos da rede pública e privada de ensino. Materiais e Método:estudo transversal, analítico realizado em instituições da rede pública e privada de ensino de Santa Inês-MA. Foi aplicado questionário de frequência alimentar, realizado exame clínico oral por odontóloga. Aplicou-se: Qui-Quadrado, t student e Razão de Prevalência considerando p<0,05. Resultados: foram avaliados 144 alunos, a maior prevalência de cárie ocorreu na escola pública (62,80%), entre meninas (40,8%), e com 9 anos de idade (46,0%). Estudantes da rede privada 
revelaram menor presença de cárie dentária (RP = 0,48; IC95%= 0,24 – 0,94; p= 0,034). O consumo de alimentos cario gênicos neste grupo apresentou risco para o agravo de aproximadamente três vezes mais (RP = 2,76; IC95%= 1,37 – 5,56; p= 0,04). A frequência do consumo de alimentos cario gênicos mostrou destaque no consumo de açúcar (56,2%) e achocolatado (56,3%). Já entre os não cario gênicos, o consumo de alface (21,5%, frequência de duas a quatro vezes por semana) e banana (41,6%, frequência de uma até quatro vezes por semana) mostraram-se mais comuns. Conclusão: houve elevada frequência do consumo de alimentos cariogênicos. Nota-se a importância da realização de levantamentos, para maior clareza da prevalência da cárie dentária e do consumo de alimentos. Há necessidade de estratégias de melhoria para orientação nutricional e higienização bucal adequada na escola.

Downloads

Publicado

2023-10-29

Como Citar

OLIVEIRA, Fernanda de Almeida; FRANÇA, Luciana Maria Lindoso de; VIDOTTI , Lisandra Rocha; MEDEIROS, Maria Tereza Silva de; SANTOS, Alexsandro Ferreira dos. Hábitos alimentares associados à prevalência de cárie dentária em escolares de Município Maranhense. Revista Saúde, Ambiente, Sustentabilidade & Tecnologia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 66–89, 2023. Disponível em: http://sastec.cest.edu.br/index.php/revista/article/view/62.. Acesso em: 21 jul. 2024.