Impactos da internação no estado nutricional de pacientes renais crônicos dialíticos

Autores

Palavras-chave:

Doença Renal Crônica, Estado nutricional, Internação

Resumo

Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) é considerada um problema de saúde pública mundial. Frequentemente, a desnutrição é observada em adultos hospitalizados, quadro que se associa ao aumento de complicações, dentre elas, a renal. Um dos métodos terapêuticos recomendados é a hemodiálise, porém esta possui relação com a depleção do estado nutricional, alterando o prognóstico da doença. Objetivo: avaliar o estado nutricional de pacientes internados em um hospital particular submetidos à hemodiálise e verificar o impacto do tempo de internação no estado nutricional. Materiais e Método: Trata-se de uma série de 
casos, no qual a amostra foi composta por 28 pacientes portadores de DRC em fase dialítica internados em um hospital. O instrumento usado na coleta de dados foi a Avaliação Subjetiva Global (ASG) de 7 pontos adaptada de Kalentar-zedeh et al. (1999), balança Plenna e fita inelástica. A análise estatística foi realizada no software STATA versão 12.0 conforme os dados tabulados em Excel. Resultados: A maioria da amostra (57,14%) era de pacientes do sexo masculino com idade entre 18 e 90 anos em tratamento de hemodiálise há menos de um ano. A comparação dos números referente ao estado nutricional da admissão e da alta hospitalar mostraram predomínio do excesso de peso, seguido de eutrofia e baixo peso. Os pacientes que tiveram perda de peso significativa (5 a 10%) e grave (10 a 15%) permaneceram internados por um maior intervalo de tempo. Conclusão: O tempo de internação interfere no estado nutricional do paciente, sendo necessário a intervenção precoce para prevenir a perda de peso.

Downloads

Publicado

2023-10-29

Como Citar

SOUSA, Rayra Aguiar; SOUSA, Camila Araújo; LOPES, Camila Suélen Rocha; FRANCO, Pâmara Silva Loura. Impactos da internação no estado nutricional de pacientes renais crônicos dialíticos. Revista Saúde, Ambiente, Sustentabilidade & Tecnologia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 109–119, 2023. Disponível em: http://sastec.cest.edu.br/index.php/revista/article/view/64.. Acesso em: 21 jul. 2024.