Transformando a produção de conhecimento

o impacto da inteligência artificial na construção dos saberes

Autores

  • Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim Advogada, Mestra e Doutoranda em Direito Empresarial e Cidadania – Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba). Faculdade Santa Terezinha-CEST Autor https://orcid.org/0000-0002-6463-3937
  • Maria de Nazareth Mendes Terapeuta Ocupacional, Mestra em Saúde materno Infantil – Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Doutoranda em Educação – UFMA. Faculdade Santa Terezinha-CEST Autor https://orcid.org/0000-0002-1485-3106
  • Thiago Nelson Farias dos Reis Professor Universitário, Mestre em Ciência da Computação – UFMA e Doutorando em Ciência da Computação – UFMA. Faculdade Santa Terezinha-CEST Autor https://orcid.org/0000-0002-5312-8310

Palavras-chave:

Inteligência artificial, Conhecimento, Produção científica, Educação 5.0

Resumo

Introdução: A pesquisa inicia-se pela discussão sobre os vários tipos de conhecimento e como a produção do conhecimento se apresenta e se desenvolve na sociedade contemporânea. No entanto, destaca-se que a expansão descontrolada do saber e a necessidade de utilização sensata da tecnologia são desafios importantes que precisam ser enfrentados. Objetivo: examinar o crescente uso da IA na pesquisa e na educação, bem como, discutir os desafios e oportunidades oferecidas pela integração da IA na educação 5.0. Material e Métodos: Nesta investigação, utilizou-se uma abordagem essencialmente qualitativa, aplicada por intermédio de pesquisa bibliográfica com a utilização de pesquisas especializadas sobre o tema. Desse modo, pontua-se a seguinte problemática: em que medida a crescente integração da IA na pesquisa e na educação está moldando a forma como os indivíduos adquirem, produzem e aplicam o conhecimento? Resultados: aborda-se a mudança do paradigma educacional na Educação 5.0, destacando o papel crucial da IA na criação de ambientes de aprendizado personalizados e dinâmicos. São destacados os desafios da integração da IA, como a necessidade de garantir a privacidade dos dados dos alunos e evitar uma dependência excessiva da tecnologia. Em 
contrapartida, discutem-se as oportunidades trazidas pela IA, como a personalização do ensino e a criação de trajetórias educacionais ajustáveis. Conclusão: A IA pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o ensino e aprendizagem, permitindo a personalização do processo educacional, e a criação de novas formas de interação entre alunos e professores. 

Downloads

Publicado

2023-10-29

Como Citar

ROLIM, Maria da Conceição Lima Melo; MENDES, Maria de Nazareth; REIS, Thiago Nelson Farias dos. Transformando a produção de conhecimento: o impacto da inteligência artificial na construção dos saberes. Revista Saúde, Ambiente, Sustentabilidade & Tecnologia, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 15–32, 2023. Disponível em: https://sastec.cest.edu.br/index.php/revista/article/view/59.. Acesso em: 9 maio. 2024.