Transformando a produção de conhecimento
o impacto da inteligência artificial na construção dos saberes
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10042087Palavras-chave:
Inteligência artificial, Conhecimento, Produção científica, Educação 5.0Resumo
Introdução: A pesquisa inicia-se pela discussão sobre os vários tipos de conhecimento e como a produção do conhecimento se apresenta e se desenvolve na sociedade contemporânea. No entanto, destaca-se que a expansão descontrolada do saber e a necessidade de utilização sensata da tecnologia são desafios importantes que precisam ser enfrentados. Objetivo: examinar o
crescente uso da IA na pesquisa e na educação, bem como, discutir os desafios e oportunidades oferecidas pela integração da IA na educação 5.0. Material e Métodos: Nesta investigação, utilizou-se uma abordagem essencialmente qualitativa, aplicada por intermédio de pesquisa bibliográfica com a utilização de pesquisas especializadas sobre o tema. Desse modo, pontua-se a seguinte problemática: em que medida a crescente integração da IA na pesquisa e na educação está moldando a forma como os indivíduos adquirem, produzem e aplicam o conhecimento? Resultados: aborda-se a mudança do paradigma educacional na Educação 5.0, destacando o papel crucial da IA na criação de ambientes de aprendizado personalizados e dinâmicos. São destacados os desafios da integração da IA, como a necessidade de garantir a privacidade dos dados dos alunos e evitar uma dependência excessiva da tecnologia. Em contrapartida, discutem-se as oportunidades trazidas pela IA, como a personalização do ensino e a criação de trajetórias educacionais ajustáveis. Conclusão: A IA pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o ensino e aprendizagem, permitindo a personalização do processo educacional, e a criação de novas formas de interação entre alunos e professores.