Satisfação e insatisfação no trabalho

estudo de caso com trabalhadores brasileiros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10042373

Palabras clave:

Satisfação e Insatisfação no trabalho, Liderança, Clima organizacional, Cultura Organizacional, Técnica do Incidente Crítico, Técnica de Análise do Conteúdo, Gestão de Pessoas

Resumen

Este artigo tem por objetivo identificar quais fatores são determinantes para a satisfação e insatisfação do trabalhador no ambiente de trabalho. O estudo é qualitativo e exploratório e adota a Técnica do Incidente Crítico (TIC) e a Análise do Conteúdo. Para análise dos dados de duas amostras com 91 respostas válidas, cada, foi utilizado o software Atlas.ti 23 cujas respostas foram organizadas, categorizadas e relacionadas às temáticas liderança, clima organizacional e cultura organizacional, emergidas por meio da análise de conteúdo. O método de amostragem utilizado foi o não probabilístico por acessibilidade. Foram analisados os incidentes críticos experimentados e relatados pelos trabalhadores, cujos achados sugerem que os aspectos determinantes para a satisfação são o bom exemplo da liderança, ambiente de trabalho saudável, benefícios e respeito aos direitos trabalhistas. Já os aspectos determinantes da insatisfação são assédio, salário, falta de reconhecimento e desvalorização.

Biografía del autor/a

  • Amilson de Araujo Durans, Docente Curso de Administração – Faculdade Santa Terezinha-CEST

    Este artigo tem por objetivo identificar quais fatores são determinantes para a satisfação e insatisfação do trabalhador no ambiente de trabalho. O estudo é qualitativo e exploratório e adota a Técnica do Incidente Crítico (TIC) e a Análise do Conteúdo. Para análise dos dados de duas amostras com 91 respostas válidas, cada, foi utilizado o software Atlas.ti 23 cujas respostas foram organizadas, categorizadas e relacionadas às temáticas liderança, clima organizacional e cultura organizacional, emergidas por meio da análise de conteúdo. O método de amostragem utilizado foi o não probabilístico por acessibilidade. Foram analisados os incidentes críticos experimentados e relatados pelos trabalhadores, cujos achados sugerem que os aspectos determinantes para a satisfação são o bom exemplo da liderança, ambiente de trabalho saudável, benefícios e respeito aos direitos trabalhistas. Já os aspectos determinantes da insatisfação são assédio, salário, falta de reconhecimento e desvalorização.

Publicado

2023-10-29

Cómo citar

DURANS, Amilson de Araujo; SILVA, Fernanda Pinto Barros da; COSTA, Keyliane Coelho Soares; FRANCO, Jurema Pereira; KRAN, Faida Sandreanny. Satisfação e insatisfação no trabalho: estudo de caso com trabalhadores brasileiros. SAS & Tec CEST (Saúde, Ambiente, Sustentabilidade e Tecnologia) , [S. l.], v. 1, n. 01, p. 90–108, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.10042373. Disponível em: https://sastec.cest.edu.br/index.php/revista/article/view/63.. Acesso em: 4 dec. 2024.